COM QUEM TRABALHAMOS
GENTE VERDADEIRA - HUNI KUIN
O povo Huni Kuî, ou “gente verdadeira”, como se autodenominam, habita em sua maioria as terras acreanas na Amazonia tropical, mas suas terras se estendem até os pés dos Andes no leste peruano. No estado do Acre, os Huni Kuin são a maior p opulação indígena, vivendo atualmente em doze terras ao longo de sete diferentes rios: Purus, Envira, Murú, Humaitá, Tarauacá, Breu e Jordão.
Tiveram um contato relativamente tardio com o mundo ocidental, e mesmo após décadas de perseguição no tempo da seringa, conseguiram manter a tradição viva. Falam em hatxa kuin (“lingua verdadeira”) e vivem numa realidade bilíngue, onde na maioria das aldeias se comunicam também em português. E mesmo com essa influência, seguem praticando os rituais sagrados e pajelanças com sua medicina tradicional, realizam os batismos das crianças e comemoram as festas dos legumes (“katxanawa”). As medicinas tradicionais do povo Huni Kuin possuem imensa importância para sua cosmovisão, tendo o uso coletivo da ayahuasca (“Nixi Pae”) lugar de destaque em sua prática espiritual.
Atualmente a espiritualidade deste povo ecoa pelos quatro cantos do mundo. Um movimento que começou há pouco mais de uma década com a chegada no Rio de Janeiro de jovens lideranças para realizar cerimônias fora das aldeias, hoje conta com diversas turnês de lideranças espirituais Huni Kuin pelas Américas, Europa, África e Ásia. Inúmeras também foram as exposições sobre esta rica cultura em alguns dos principais museus do mundo assim como a realização de premiados filmes e livros. Estes mensageiros da floresta tem uma importante e positiva mensagem que aponta para um novo tempo, um tempo de reconciliação entre os homens e destes com a mãe natureza.