Linhas de atuação
IGF nasceu do intercâmbio cultural dos povos indígenas com pessoas da cidade, que sentiram a necessidade de contribuir de maneira mais ativa. Formou-se então um grupo multidisciplinar para desenvolver projetos e ações que venham a produzir resultados efetivos na proteção do meio ambiente, e na melhoria das condições de vida dos povos tradicionais
Abaixo, conheça as áreas de atuação desse grupo:
Infraestrutura
Desenvolvimento de projetos de melhoria nas condições estruturais e de acesso às aldeias, tanto para facilitar o atendimento às necessidades básicas de saúde e educação dos povos indígenas, quanto para atender a demanda desses povos por estruturas que forneçam condições para o desenvolvimento do etnoturismo local.
Educação Indígena
Desenvolvimento de projetos na área da educação, tendo como princípios fundamentais os conceitos de ensino diferenciado e escola viva, onde a escola se faz, para além do ambiente escolar, em toda troca de conhecimento e experiência de aprendizagem dentro e fora das aldeias.
Autonomia Financeira
Incentivo de práticas eco-sustentáveis de geração de renda nas comunidades, de acordo com as necessidades e potenciais de cada povo, as características ambientais das áreas em que habitam, visando a melhoria da qualidade de vida dessas populações.
Apoio em situações
emergenciais
Apoio logístico e articulação de redes de captação de recursos financeiros em situações de emergência decorrentes de desastres ambientais, problemas de saúde individuais ou coletivos, acidentes ou qualquer outro motivo em que se faça urgente o atendimento às comunidades.
Reflorestamento
Execução de projetos de reflorestamento e ações que visem à preservação ambiental da Amazônia, através do trabalho de proteção e recuperação dos ecossistemas locais.
Intercâmbio Cultural
Promoção do resgate e manutenção da cultura, através da ampliação do canal de comunicação e colaboração entre os diversos povos em âmbito regional, nacional e global, fomentando o desenvolvimento de novos projetos, que venham a promover a preservação da riqueza cultural e ambiental das florestas.
Salvaguarda da biodiversidade
Estudo e pesquisa em inovação em produtos da biodiversidade Amazônica, estimulando à preservação da flora, da fauna e dos conhecimentos ancestrais relativos à saúde da comunidade, além da manutenção dos saberes que envolvem o território e seus ecossistemas.
Registro e difusão
do Patrimônio Cultural
Realização de projetos que visem a pesquisa, o registro, documentação e a difusão dos saberes e tradições dos povos indígenas, visando perpetuar seus conhecimentos ancestrais, registrar nas organizações competentes e organizar a distribuição dos produtos desses projetos, por meio de plataformas de streaming, publicações, vídeos, áudios, exposições etc.